Contação de Histórias em Itu

Contação de Histórias em Itu

quarta-feira, 17 de março de 2010

Aí vai uma história que adoro contar. Ela é de autor desconhecido e faz parte da tradição oral do nordeste.

O PACTO COM O DIABO

A história que eu vou contar, aconteceu há muito tempo, mas muito, muito tempo mesmo, época em que seus avós ainda não haviam nascido.


Havia um homem, que era muito pobre, pobre até não poder mais mas muito pobre mesmo. Morava em uma casinha bem simplisinha, quase caindo estava a casa que mais parecia uma tapera.
Todas as manhãs, sua mulher dizia:
:- Óia oia véio eu não agüento mais essa vida de pobre, essas crianças chorando de fome e gritando que querem comer qualquer coisa, mesmo que seja um pedaço de pão duro.
E O velho respondia:- Quem não agüenta mais essa vida sou eu, você reclamando e gritando na minha cabeça como se eu fosse o culpado desta miséria, qualquer dia destes, saio andando pelo meio do mundo para ver se no meio do caminho eu encontro com o diabo, para fazer um pacto com ele.
Outro dia, outra manhã e a mulher de novo reclamando da miséria e da fome, dizendo que as crianças estavam chorando com a barriga vazia. O pior era que o casal tinha cinco filhos para criar e a mulher ainda estava grávida do sexto filho.
Não agüentando mais as reclamações, o veio arrumou sua trouxa, jogou no ombro e saiu de casa, foi andando pelo meio do mundo. Andou andaou, mas andou pra valer, até que um dia ele foi parar numa estrada comprida. Lá longe vindo em sua direção, ele avistou a poeira subindo na estrada de terra e apertou a vista para conseguir enxergar. Quando foi se aproximando, ele viu que era um homem forte , com uma capona vermelha, com cabelos compridos e pretos, tinha os olhos muito vermelhos a cara feia e os dentes todos de ouro montado em cima de um cavalo marrom, bonito!!!. E aquele homem perguntou para o veio: - Onde é que você está indo companheiro?
O veio respondeu:- Por aí, andando pelo mundo, para ver se eu encontro com o diabo.
-O que é que você quer com o diabo? Perguntou o homem em cima do cavalo.
- Eu quero fazer um trato com ele- respondeu o velho.
-Pois já encontrou, falou o homem em cima do cavalo. -Eu sou o Diabo e trato é comigo mesmo, fala aí!
-Eu queria ter muito dinheiro para nunca mais ouvir falar em miséria, fome e falta de comida. Então diabo, continuou o velho, você me dá o dinheiro e eu lhe dou minha vida aos sessenta anos, no dia do meu aniversário, você vem e me leva deste mundo.
-Tá tratado, falou o Diabo, mexeu com seu garfo de três dentes e logo apareceu um saco cheio de moedas de ouro e de prata.
O velho pegou o saco cheio de dinheiro e voltou para casa. Comprou muitas terras, gados, galinhas e porcos. Montou um bom mercado na vila e naquela casa ninguém nunca mais ouviu falar em miséria ou falta de dinheiro.
Os meninos foram crescendo, engordando e tudo era uma maravilha.
Só que ele não contou para ninguém, ninguém mesmo, seu pacto com o diabo.
O tempo passou, passou. Certa manhã a mulher levantou, olhou para o velho, ele tava estranho, meio triste lá deitado na cama, desanimado!!!.
Então ela perguntou: -O que é que você tem veio?
-Nada não, mulher, to só um pouco cansado.
-O que é que você tem, insistiu a mulher, eu nunca vi você assim deste jeito, alguma coisa aconteceu, ainda mais que hoje é o dia do seu aniversário.
-Já falei que não tenho nada não,não se avexe mulher, vê se não perturba!
Mas a mulher tanto insistiu, tanto insistiu,(vocês já viram mulher quando quer saber de alguma coisa né, não dá sossego) ,que o veio acabou contando seu pacto com o diabo.
A mulher falou: - Deixa o diabo comigo, que eu dou um jeito nele rapidinho.
O velho ficou pensando o que a mulher poderia fazer contra o diabo, impossível....
Quando foi lá pelo meio-dia, o sol bem no meio do céu, bateram na porta, toc, toc, toc!!!
A mulher atendeu, era um homem forte, grande, com os dentes todos cheios de ouro e uma capona vermelha jogada nas costas, aqueles olhos vermelhos e aquela cara feia.Humm ela arrepiou ,mas perguntou:

-O que você quer?
O homem respondeu: - Quero falar com o seu marido, ele está? Eu vim para levá-lo deste mundo. Fiz um pacto com ele há alguns anos, hoje é o aniversário dele, ele está fazendo 60 anos e eu vim buscá-lo.
-Ahff!!!, exclamou a mulher, e continuou falando - Se você levar ele deste mundo, tem que levar eu também, nesse mundo eu não vivo sem meu marido e nem ele vive sem eu no outro mundo, se você levar meu marido deste mundo tem que levar eu também, falou a mulher.
O diabo, com um jeito nada amigável, respondeu: -E o que eu tenho de ver com isso, eu fiz um trato com seu marido e cumpri com a minha parte, ele que cumpra com a sua agora, eu vou levá-lo deste mundo de qualquer jeito.
A mulher, olhou bem para o diabo e arriscou: -Faz um trato comigo também.
E o diabo disse: -Tudo bem, trato é comigo mesmo! Quem é que pode com o diabo, nem a mulher! E batendo no peito bem forte completou: -Pacto é comigo mesmo, fala aí qual é o pacto que eu já aceitei.
-Eu vou te dar três coisas para você pegar, falou a mulher, -se você pegar as três coisas, leva eu e o meu marido deste mundo, mas se você deixar de pegar uma das coisas, deixa eu e o meu marido neste mundo, tá bom?
-Tudo bem, respondeu o diabo,-manda aí!
A mulher enfiou a mão no bolso do avental, encheu com uns alfinetes e jogou para o alto. O diabo pegou todos, não deixou cair nenhum alfinete no chão.
Ela saiu correndo foi lá no fogão à lenha, encheu uma pá de cinzas e jogou para o alto, o diabo, danado como ele só, pegou tudo, não deixou cair nehuma poerinha no chão.
A mulher, quase desmaiou de tanta raiva. Eita que diabo esperto. Como ela ia se virar agora, o que ela podia dar para o diabo pegar.? Então ela pensou, pensou, pensou mais ainda e começou a espremer o corpo, foi levantando a perna e soltou um PUUMM, bem alto e bem comprido, olhou para o diabo e perguntou: -Tu pegou?
O diabo olhou para um lado, olhou para o outro lado, e falou: - Num vi nem a cor.!!!! -Então vá se embora que eu ganhei o trato, sorrindo e chorando ao mesmo tempo, gritou a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário